• FernandaFerrari

TREPADEIRAS PARA O JARDIM

Por Fernanda Ferrari


Elas sobem pelas paredes e muros, e garantem o toque verde (ou florido) em casa. As trepadeiras são o sonhos de consumo dos adeptos da onda urban jungle, já que elas provam que não existe limites para plantas. As trepadeiras ocupam pouco espaço, exigem poucos cuidados de manutenção e fazem um efeito espetacular.


Mas o que são plantas trepadeiras?

São espécies que apresentam raízes aéreas para se agarrar a qualquer superfície, sejam elas muros, paredes, pérgolas ou cercas. Esta vegetação agarra-se a estes elementos com o objetivo principal de não cair. Estas plantas começam a desenvolver-se no solo. À medida que vão crescendo, começam a subir pelas superfícies. As trepadeiras não estão concebidas para trepar por si, autonomamente, daí que usem diferentes suportes para poder alcançar grandes alturas.


Com o uso destas plantas criamos uma sensação de amplitude no espaço, dando cor e embelezando. Agora que já sabemos o que são, listamos algumas das variedades mais comuns de trepadeiras:


Primavera (Bougainvillea)


A espécie aguenta bem altas temperaturas, mas precisa de rega e podas de manutenção regulares.


Jibóia (Epipremnum Pinnatum)


A jibóia não precisa de tanto de água e pode ser regada de duas a três vezes por semana no verão e de uma a duas vezes por semana no inverno. Ela é ideal para quem está começando um jardim porque é super resistente e de fácil manutenção. Além de subir as paredes, ela pode ser usada em vasos suspensos.


Alamanda-Amarela ou dedal de dama (Allamanda Cathartica)


Como é uma planta que gosta de sol pleno, ela é uma das espécies ideais para jardins e pergolados.


Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)


Necessita de um ambiente quente, banhado pela luz solar. Mas, não suporta que os raios do sol incidam diretamente sobre ela, pelo que se adapta melhor às zonas menos iluminadas.


Rosa Trepadeira (Rosa wichuraiana)



Os cachos de flores da rosa trepadeira são muito perfumados e apresentam uma variedade de cores como branca, rosa, vermelha, entre outros. A rosa trepadeira é cultivada apoiada em muros, paredes, cercas, pilares ou pergolas. É uma planta que se adapta aos diversos tipos de clima.


Hera (Hedera helix)


Sua beleza delicada e clássica a tornam ideal para compor com flores em floreiras ou cestas suspensas. Também é muito utilizada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso é um trepadeira interessante em diversos tipos de suporte, como treliças, e até mesmo árvores. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente.



#trepadeiras #jardimvertical #plantasdecasa #decoracao #paisagismo #osasco


19 visualizações
CONTATO

Rua Fagundes Varella, 19 
06036-020, Osasco, São Paulo

Segunda a Sexta-feira: 08am às 17pm

Sábado: 08am às 14pm

Domingo: fechado

​​

Tel: (11) 3683-5223

Cel: (11) 94276-2625

casadeplantasferrari@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • A Apple ícone social Música

© Plantas Ferrari. Criado por Raquel Ferrari e Fernanda Ferrari

Nome *

Email *

Telefone

Título

Mensagem *