• FernandaFerrari

Inspirações para criar seu jardim

By Fernanda Ferrari


O paisagismo é uma arte, as plantas e a diversidade de cores, formas e textura, possuem grande riqueza plástica. E a arte consiste em criar em um determinado espaço, uma composição de valor estético, harmonizando as características do ambiente. E hoje vamos escrever sobre a arte dos jardins. Escolhemos 6 estilos de jardim e mostramos em fotos como podemos adaptar nos ambientes.


Jardim Clássico

Neste tipo de jardim predomina as formas geométricas, simetria e separação rígida dos espaços. Vem da época do Renascimento (século XVl) e atingiu seu maior esplendor na França e Itália. Plantas típicas deste jardim são as sebes baixas e rigorosamente aparadas, que emolduram canteiros. Observe a imagem abaixo e veja como o jardim clássico é uma ótima opção para a entrada da casa.



Jardim Inglês

É orgânico, integrando os diversos elementos; as plantas são mantidas em sua forma natural; inspira-se nos jardins chineses e japoneses, ou no jardim inglês do século XVIII.

A imagem abaixo mostra as plantas na sua forma natural e juntas formam um jardim orgânico. Ideal para jardins externos, como vivendas, fazendas.



Jardim Tropical

Geralmente é informal, e a vegetação é composta, predominantemente, por palmeiras, plantas aquáticas e palustres, bromélias, agaves e outras plantas tropicais. Evoca a exuberância da flora tropical, com muito verde e muitas flores. Árvores como flamboyant e o jasmim-manga, arbustos como o hibisco, a primavera, e o cróton, palmeiras diversas, folhagens tipo filodendros, monsteras, samambaias, helicônias, biris, bromélias, dracenas, dentre outras. Num jardim neste estilo, a presença de um gramado é muito importante, para promover a integração entre as diversas plantas. Abaixo uma demonstração deste jardim na área da piscina.



Jardim Rochoso

É formado por cactos, outras plantas suculentas e plantas xerófitas, usando-se pedras e areia para completar a composição. O jardim seco, desértico ou rochoso, tenta reproduzir uma paisagem árida. Pedras, cerâmica e areia fazem parte do design. É uma ótima opção para quem tem pouco espaço ou mora em apartamento, por exemplo. Abaixo podemos ver uma foto de um jardim na janela da casa.



Jardim Alpino

Este estilo de jardim é de temperaturas baixas, por isso é muito importante a seleção de plantas provenientes de regiões frias, como coníferas, hortênsia, camélia, plátano, amor-perfeito, magnólia branca, dentre outras. Podemos adaptar o jardim na decoração de mesa como vasos de hortênsias, amor-perfeito, por exemplo.



Jardim Contemporâneo

Os jardins contemporâneos são influenciados por todas as tendências que se desenvolveram no passado. Criatividade é a alma desta arte. Podemos ver algumas inspirações nas imagens abaixo.



#jardim #stayathome #jardimemcasa #decoração #casadeplantasferrari #paisagismo



19 visualizações
CONTATO

Rua Fagundes Varella, 19 
06036-020, Osasco, São Paulo

Segunda a Sexta-feira: 08am às 17pm

Sábado: 08am às 14pm

Domingo: fechado

​​

Tel: (11) 3683-5223

Cel: (11) 94276-2625

casadeplantasferrari@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • A Apple ícone social Música

© Plantas Ferrari. Criado por Raquel Ferrari e Fernanda Ferrari

Nome *

Email *

Telefone

Título

Mensagem *